domingo, 17 de maio de 2020

A Fuga do Egito






A Fuga do Egito
(Uma revisão histórica)
Nabucodonosor IV *

A Fuga do Egito foi um dos eventos mais concorridos daquela época. Liderada por Moises, o profeta, dois dias após receber os 10 Mandamentos em duas tábuas de cedro do Líbano, madeira muito leve e de fácil portabilidade. Ao sair das areias egípcias, Moises teve que abrir e atravessar o Mar Vermelho (primeiro mar comunista da História) e conduzir seu povo para a Terra Prometida, Canaã. Onde está a Palestina.
Na travessia, um dos andarilhos teria coletado um pequeno vírus no fundo daquele mar. Corona, deram-lhe o nome. Embora haja a teoria de um cientista romano famoso, Rubens Sergium, afirmando que o vírus estava no fundo do Mar Morto. Só os chineses saberão ao certo.
O fato é que ao chegarem do outro lado, Moises e seu povo, continuaram a viagem para Jerusalém. Porém, o último dos andarilhos, um judeu de nome Jacob, ficou na margem do mar, em cima de uma pedra, observando as águas voltarem à normalidade. E depois de três dias e três noites de reflexão, concluiu que um serviço de balsa seria fundamental dali em diante. Surgiu então, a EL BALSA TRAVESSIA S/A. Jacob entendeu que deveria cobrar na ida e na vinda cinco moedas por cada mão. Quando era no sentido do Egito, chamava de embalsa. Na volta, balsa. Como embarca e barca. E assim, pela movimentação náutica formulou o verbo EMBALSAMAR, pois a balsa flutuava sobre o Mar Vermelho.
Os egípcios logo se apropriaram do verbo e passaram a utilizá-lo com seus entes queridos já sem vida. Os descendentes de Jacob, até hoje, recebem royalties pelo método fúnebre.
Alguns anos depois surgiu o EL BALSA BANK S/A, grande agencia de fomento comercial naquela região. O sucesso do empreendimento foi tamanho, que durante o século 20, criaram a EL AL AIRLINES S/A. Seu primeiro presidente foi Ben Gurion. (Foto).
Voltando à Moises, ao Mar Vermelho e à História, há uma tese na Universidade de Tel Aviv de que os bombeiros sempre foram comunistas. No mundo inteiro. Não por acaso usam aqueles caminhões – pipa vermelhos e passam disfarçadamente pela população.
No Congresso Mundial do Partido Comunista em Pequim, em 2002, decidiram aposentar a bandeira vermelha com a foice e o martelo. A nova bandeira, ainda vermelha, tem agora a moto-serra e a betoneira.
Finalmente, estudos mostram que por causa daquela travessia no Mar Vermelho, estabeleceu-se o confronto entre comunistas e capitalistas.
Tivesse o mar outro nome, como por exemplo, Egeu ou Cáspio, tudo se resolveria com shampoo da L’Oreal de Paris.





*Nabucodonosor IV é sobrinho neto do Grande Nabucodonosor, Rei do Egito. 
Estudou Ciência Política em Nínive na Babilônia. 
Morava num dos Jardins Suspensos durante o curso acadêmico e cultivava papoulas na varanda de seu apartamento.

Nenhum comentário: