domingo, 17 de maio de 2020

Alistamento militar





Alistamento

Corria o ano de 1977 e chegava o mês do alistamento militar. O local de apresentação era o 63º BI – Batalhão de Infantaria, no Estreito, ao lado do Cine Jalisco. De Tijucas veio um grupo de seis rapazes, entre eles o Neguinho, carinhosamente assim chamado pela cor de sua pele e por sua cativante personalidade. Naquele tempo não havia o politicamente correto. Neguinho não queria servir o Exército, nem sair de Tijucas por um ano inteiro. Tal hipótese doía-lhe na alma. Chorava dentro do ônibus na viagem para a Capital. Um de seus amigos, comovido com a situação, pegou o óculos escuro e emprestou ao amigo. Lentes pretas, armação preta – no melhor estilo Ray Charles. E disse: Neguinho, entra no quartel com os óculos, põe as mãos para frente e faz de conta que és cego.
Às 11.00 horas começou a inspeção. Todos nus, em formação e só o Neguinho de óculos. O sargento perguntou-lhe: Por que os óculos? Porque eu sou cego, senhor sargento. Quer que eu os tire? Não, não... Está dispensado.
Feliz da vida saiu do quartel e para esperar os amigos sabia que tinha que fazer uma horinha. Naquela época, o Cine Jalisco, já em decadência, apresentava filmes pornográficos na sessão vespertina.
Sentou-se e mesmo com os óculos começou a apreciar o enredo. Lá pelas 14.00 horas, acabou a inspeção e o sargento, também para fazer uma horinha, foi ao cinema. Sentou-se justo ao lado do Neguinho. Quando percebeu, foi na orelha dele e perguntou: Tu não és o cego que eu dispensei pela manhã? Sou sim senhor, respondeu prontamente.
E o que tu fazes aqui no cinema? Cinema? Perguntou o Neguinho. Eu pensei que já estava no ônibus das cinco voltando para Tijucas...


Nenhum comentário: