quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Spiriti *





Spiriti *

Roma, 19 de Maio/2002 – d. C.

Dizem que o mundo, agora, é globalizado. Para uns, sempre foi. Do ponto de vista anatômico, a cabeça é redonda. Do ponto de vista geofísico, o globo também. Logo, nenhuma novidade. Tudo é esférico: o crânio, o globo, a ponta da caneta moderna e o nariz do avião.
No Kuwait, o carinho e a fidalguia da amizade árabe. A distinção no tratamento político, a confiança e o respeito institucional. De novo, Santa Catarina cobriu uma área semi-abandonada...
Tijucas apresentou seu suco de goiaba biodinâmico. Eles gostaram. Também viram móveis de São Bento do Sul, arroz do Alto Vale do Itajaí, sapatos de São João Batista e as possibilidades portuárias de São Francisco do Sul.
Gastam 70% da energia gerada na produção do frio. Logo, boas possibilidades para vender produtos de refrigeração...
No Egito, numa belíssima ponta triangular, envolvida pelas águas azuis-cristalinas dos golfos de Áqaba e do Suez, estava Sharm El Sheik.
Ao nascer do sol, os pardais cantavam em sinfonia dissonante, comiam migalhas de pão no restaurante e voam rasante sobre a piscina, arrodeada de bouganvilleas de cor cereja cintilante.
Pura magia, fluída energia.
Dali, de ônibus, sob o sol, em direção ao Monastério de Saint Katherine, encravado no deserto do Sinai, a 1.600 metros acima do nível daquele Mar Vermelho. Um lugar onde neva uma vez por ano e a temperatura, mesmo no verão, é amena e serena.
Além de toda dimensão espiritual, existem coisas raras: o tigre do Sinai, o pássaro baga e pelo menos 21 plantas medicinais, próprias da região.
Fez-se, de volta ao Oriente, a passagem do espírito.
Em Roma, chovia. Era domingo e a canonização transcorria enquanto o Papa santificava...
Em Florianópolis ela acordava, às vezes falava, muito escutava.
Naquele dia, descansava...
No Timor Leste, simultaneamente, a alma humana celebrava.
Naquele domingo, em todo o globo, era dia para honrar os espíritos...

Outras Opiniões, páginas 40/41, Letras Brasileiras – 2002.
Foto da capa: criação e autoria de Marcos Bayer.
O conteúdo, também.
Publicado no Jornal O Estado em 24 de maio de 2002.


https://youtu.be/u14bimquEx0




Nenhum comentário: